quarta-feira, 30 de março de 2011

6° Salão do Turismo - Roteiros do Brasil já tem data e local

Evento será realizado no Anhembi, em São Paulo (SP), de 13 a 17 de julho
 
Brasília, DF – A sexta edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil ocorrerá de 13 a 17 de julho, no Anhembi, em São Paulo (SP). A Promo Inteligência Turística foi a empresa vencedora do edital de licitação para a organização do evento.
Os coordenadores do Ministério do Turismo (MTur), os parceiros e a empresa organizadora estão definindo as novidades para o Salão deste ano. O credenciamento dos interessados em participar do evento, em breve, estará disponível no site do Salão do Turismo www.salao.turismo.gov.br.
Em 2010, 109,2 mil pessoas visitaram a feira de turismo.
ASCOM/ MTur

De olho na intenção do turista

Saber o que os consumidores querem é fundamental para expandir negócios
 
São Paulo, SP - Muito se tem falado no poder de consumo da nova classe média brasileira. Mas ainda há muitos estereótipos que não traduzem a realidade deste mercado. "Ao contrário do que muitos pensam, a maior parte da nova classe C não está na região Nordeste, mas na região Sudeste", afirma Renato Meirelles, diretor do instituto de pesquisas Data Popular. Ele foi um dos palestrantes do Fórum Panrotas, que encerrou nesta terça-feira (29) em São Paulo. O fórum reuniu em torno de 2 mil pessoas em dois dias de duração, consolidando-se como uma das arenas de debates mais importantes do setor turístico brasileiro.

Renato destacou que dos cerca de 80 milhões de habitantes do Sudeste, 55% pertencem à classe média e que o aumento dos empregos formais no país tem impacto direto no setor turístico: "mais do que o bolsa-família, a carteira assinada é um estímulo para o trabalhador incluir viagens na sua cesta de consumo - afinal, ele tem um adicional de um terço em seu salário e pelo menos 20 dias compulsórios para descanso".

Renato também chama atenção para o fato de que cerca de 30 milhões de brasileiros vivem fora da sua cidade natal. É claro que essas pessoas vão querer, mais cedo ou mais tarde, visitar seus parentes e amigos. "Com condições favoráveis de crédito e a estabilidade econômica, que permite o planejamento antecipado, este é um nicho maravilhoso a ser explorado."

O ministro do Turismo, Pedro Novais,  participou da abertura do Fórum Panrotas. A nona edição do evento foi realizada em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e reuniu empresários das mais importantes empresas do setor turístico brasileiro e internacional em São Paulo.
ASCOM/ MTur

Otimismo para a indústria do turismo

Dados da 7ª PACET confirmam boa maré do setor
 
São Paulo, SP - O ministro do Turismo, Pedro Novais antecipou, para uma platéia de mais de 1.100 pessoas, alguns dos números apurados pela 7ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet) no Fórum Panrotas, em São Paulo. Os dados refletem o momento positivo do turismo, confirmado pelas respostas dos CEOs das 80 maiores empresas de turismo do país, que responderam a questões relativas à percepção de mercado, expectativas de lucros, investimentos, contratação de mão-de-obra, entre outros quesitos. Essas empresas faturaram, em 2010, R$ 42,8 bilhões, empregam em torno de 96 mil pessoas e estão distribuídas nas 27 unidades da federação.

"O setor turístico está robusto, encontra-se fortalecido e cheio de otimismo em relação ao futuro.O melhor indicativo do desenvolvimento do setor turístico é que, em 2010, o faturamento de 97% desse grupo de empresas cresceu, em relação a 2009", destacou o ministro.

Ainda segundo a Pacet, os setores que mais faturaram em 2010, em comparação com 2009, foram os meios de hospedagem, as empresas de transporte aéreo e de transporte rodoviário, as agências de viagem e promotores de feiras. Portanto, seis segmentos entre nove pesquisados registraram saldos de respostas superiores a 90%, sendo que as agências de viagens, locadoras de automóveis e operadoras de turismo apontaram as maiores médias de faturamento – 22,2%, na média.

Houve unanimidade em relação à ampliação dos negócios neste ano, baseada na percepção de que a economia brasileira vai continuar a sua trajetória de crescimento e a economia internacional continuará a se recuperar. A continuidade das políticas de governo e o crescimento econômico; o aumento dos investimentos estrangeiros no Brasil; a exposição favorável do país na mídia internacional e nacional, em função dos megaeventos esportivos; a expansão da oferta turística; o aumento da quantidade e da qualidade dos meios de hospedagem; a implantação de ferramentas tecnológicas e a conseqüente ampliação da capacidade de atendimento das agências de viagens; o lançamento de novas feiras em cidades médias são listados como argumentos para o otimismo do mercado.
"A previsão média é de crescimento de 16,5% no faturamento, em 2011", adiantou o ministro. Operadoras de turismo e agências de viagens devem ser os maiores empregadores neste ano. A expectativa é de que sejam criados mais 8,6% de postos de trabalho, disse. Para melhorar, cada vez mais o serviço prestado ao turista, o MTur oferece o programa Bem Receber Copa para qualificar 306 mil profissionais do setor até 2013. O investimento total é de R$ 440 milhões.

Ao final do discurso, o ministro recebeu, do presidente do Conselho de Turismo da CNC, Oswaldo Trigueiro Jr., um documento referencial, produzido pelo conselho. "Essa é a parceria que queremos ver, para construirmos juntos um futuro que será radioso", agradeceu o ministro.
ASCOM/ MTUR

segunda-feira, 28 de março de 2011

PARA REFLETIR

AS DUAS RÃS
Era uma vez duas rãs que caíram num tacho de creme.
A primeira rã, ao ver que aquele líquido branco não dava pé, aceitou seu destino e se afogou.
A segunda rã não gostou da perspectiva. Ficou se debatendo no creme e fez o que pôde para ficar à tona.
Passado algum tempo, aquela agitação toda fez o creme virar manteiga e ela conseguiu pular do tacho.

" Nós podemos modificar as condinções que nos rodeiam. O ser humano, há milhares de anos, vem transformando o meio ambiente ao interferir na natureza para procurar melhorar as suas próprias condições de vida. Com esforço, determinação, persistência e decisão de lutar pelo que se deseja, é possível também construir maneiras de buscarmos melhorias para nossa vida, seja no campo profissional, familiar ou mesmo pessoal, basta que saibamos o que queremos e onde desejamos chegar".

HUMOR

Em uma entrevista de emprego, o gerente pergunta:
- Qual o cargo que você pretende ocupar, rapaz?
- Quero ser Presidente da empresa! – responde ele convicto.
- VOCÊ É LOUCO? – esbraveja o entrevistador.
- Não... Precisa ser?
Outra...
Um maluco liga para o corpo de bombeiros, informando que está pegando fogo no hospício.
Menos de 10 minutos, olha as viaturas chegando no local. Os bombeiros saltam do carro e o comandante pergunta:
- Onde é o fogo?
E o louco:
- Vocês vieram tão depressa que eu ainda não acendi!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Curiosidades

HUMOR FATAL
Pessoas mal-humoradas e raivosas têm três vezes mais
riscos de sofrer ataques cardíacos ou serem vitimadas
por doenças cardiovasculares. É o que demonstra um
estudo da Universidade da Carolina do Norte (EUA) que
acompanha 13 mil homens e mulheres com idade entre
45 e 64 anos, faixa etária de maior risco para os problemas
do coração. Além de responderem a um questionário,
os participantes foram acompanhados durante seis anos.
Em situações de ódio ou mau humor, o organismo despeja
na corrente sanguínea uma série de substâncias,
como a adrenalina. Essa descarga aumenta os batimentos
cardíacos, eleva a pressão arterial, o que aumenta o risco
de entupimento de vasos por placas de gordura desprendidas
das paredes das artérias. Portanto, relaxe e sorria!


quinta-feira, 17 de março de 2011

Copa 2014 “ Oportunidades para o setor de Turismo nacional”

Sediar um grande evento como uma copa do mundo, é o sonho de qualquer país, uma copa é bem mais do que partidas de futebol é uma vitrine que se abre para o mundo. Num país como o Brasil os desafios de se organizar um evento desse porte são enormes e vão desde investimentos em infra-estrutura, segurança a divulgação no exterior, pois além das dimensões territoriais  do país , nos encontramos ainda geograficamente mal localizados em relação aos demais continentes mundiais, daí a importância de um bom trabalho de marketing internacional focado nos principais destinos emissores de turistas do mundo. Por outro lado, a Copa não pode deixar de ser uma oportunidade de mostrarmos que o Brasil é um belo país, um lugar bom pra se viver, visitar e se encantar com nossas belezas, porém, esse deve ser o compromisso de todos os brasileiros, devemos encantar aos nossos visitantes não apenas com as nossas belezas naturais, culturais, gastronômicas, mas com uma recepção calorosa, uma prestação de serviços de qualidade e acima de tudo transparecer toda alegria e magia de se viver num país como o nosso, afinal, é disso que o turismo sobrevive, devemos ter o compromisso de proporcionar aos nossos visitantes a experiência de se sentir num lugar único no mundo.
Jailson Figueiredo.

Mulheres do Candeal “ Um relevante atrativo turístico do Norte de Minas”


Seguindo uma técnica centenária de manusear, trabalhar e esculpir o barro, um grupo de mulheres do povoado de Candeal no Norte de Minas encontraram uma fonte de renda para o sustento das suas famílias, Organizadas em associação essas Guerreiras da margem esquerda do São Francisco, esculpem suas peças manualmente de forma artesanal resultando em um trabalho único, que retrata a simplicidade dessas mulheres que conseguem encantar a todos com suas as peças artesanais. Visitar o pequeno povoado de Candeal é uma experiência única, o contato com essa gente sofrida do Norte de Minas, transmite uma energia que só mesmo vivenciando essa experiência para poder entender a magia desse lugar, é como se voltássemos ao passado, um lugar onde mulheres de todas as idades se reúnem diariamente para desenvolver suas peças artesanais num ambiente tão mágico que a diversão e as brincadeiras chegam a amenizar o sofrimento dessa gente. Uma das maiores dificuldades enfrentadas por essas mulheres nos últimos anos, tem sido a comercialização dos seus produtos, que na maioria das vezes servem como objetos de troca no comércio local e também alvo de atravessadores que pagam um preço bem abaixo do valor estipulado por elas e comercializam a preços bem maiores nas capitais do país. O Turismo se insere nesse cenário como um importante vetor de desenvolvimento da comunidade, onde além de comercializar suas peças a um preço justo, as artesãs se sentem valorizadas e conseguem divulgar o seu trabalho para várias partes do país e do mundo.

terça-feira, 15 de março de 2011

Municípios Mineiros tem direito ao ICMS Turístico

Uma das maiores conquista para os municípios mineiros foi a inclusão do critério “turismo” na distribuição de parcela de arrecadação do ICMS estadual. Pela primeira vez na história da economia brasileira, municípios terão incentivo financeiro para trabalharem a sua gestão turística.

A inclusão do critério turismo na Lei Estadual nº 18.030/2009 é um ganho sem precedentes para o turismo em Minas Gerais, sendo explicado pelo fato de o turismo ser um dos instrumentos de distribuição de renda mais democráticos, tendo em vista que a atividade permite, a todos os setores da economia, um grande benefício, promovendo um substancial desenvolvimento econômico, cultural e social.

Dessa forma, o ICMS Turístico atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável, em especial os que se relacionam com as políticas para o turismo dos Governos Estadual e Federal.
Para ter direito ao repasse, o município deverá, anualmente, se enquadrar aos seguintes critérios obrigatórios:

• Participar de um circuito turístico reconhecido pela Setur, nos termos do Programa de Regionalização do Turismo no Estado de Minas Gerais;
• Ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo;
• Possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), constituído e em funcionamento;
• Possuir Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), constituído e em funcionamento.

Para detalhamento quanto às normas e procedimento no processo de habilitação do critério “turismo” da Lei Robin Hood, o município deverá obter informações através dos documentos oficiais reguladores:

O percentual do ICMS turístico a ser repassado para os municípios é definido com base no índice de investimento em turismo do município e o somatório dos índices de investimento em turismo de todos os municípios habilitados a receber o incentivo (fórmula matemática estabelecida pela Lei nº 18.030/09).

O repasse dos valores aos municípios habilitados é feito semanalmente pela Secretaria de Estado de Fazenda. O cálculo do valor a ser recebido pelos municípios tem como base o resultado da fórmula matemática e a arrecadação semanal do ICMS e do IPI no Estado, daí a impossibilidade de se definir, antecipadamente, o valor dos repasses a cada um dos municípios.

Confira a lista dos 44 municípios habilitados em 2010 e que já estão recebendo o benefício:
 


MUNICÍPIO
CIRCUITO TURÍSTICO
1
Alfredo Vasconcelos
Trilha dos Inconfidentes
2
Angelândia
Pedras Preciosas  
3
Antonio Carlos
Trilha dos Inconfidentes
4
Araporã
Águas Do Cerrado 
5
Argirita
Serras E Cachoeiras  
6
Bueno Brandão
Serras Verdes Do Sul De Minas
7
Cachoeira de Minas
Serras Verdes Do Sul De Minas
8
Cachoeira Dourada
Águas Do Cerrado 
9
Camanducaia
Serras Verdes Do Sul De Minas
10
Cambuí
Serras Verdes Do Sul De Minas
11
Capelinha
Pedras Preciosas  
12
Capitólio
Nascentes Das Gerais
13
Caratinga
Rota do Muriqui  
14
Carmo de Minas
Das Águas
15
Catas Altas da Noruega
Villas e Fazendas
16
Caxambu
Das Águas
17
Chapada do Norte
Lago De Irapé
18
Conceição da Barra de Minas
Trilha dos Inconfidentes
19
Coronel Xavier Chaves
Trilha dos Inconfidentes
20
Cristália
Lago De Irapé
21
Datas
Diamantes
22
Dores de Campos
Trilha dos Inconfidentes
23
Felício dos Santos
Diamantes
24
Gonçalves
Serras Verdes Do Sul De Minas
25
Grão Mogol
Lago de Irapé
26
Ipanema
Rota do Muriqui  
27
Ipuiúna
Caminhos Gerais
28
Jequeri
Montanhas E Fé
29
Lagoa Dourada
Trilha dos Inconfidentes
30
Passa Quatro
Terras Altas Da Mantiqueira
31
Piedade de Caratinga
Rota do Muriqui  
32
Poços de Caldas
Caminhos Gerais
33
Pouso Alegre
Serras Verdes Do Sul De Minas
34
Sabará
Ouro
35
Sacramento
Da Canastra
36
Santa Rita de Minas
Rota do Muriqui  
37
São Tiago
Trilha dos Inconfidentes
38
Sapucaí Mirim
Serras Verdes Do Sul De Minas
39
Simonésia
Pico da Bandeira
40
Tocos do Moji
Serras Verdes Do Sul De Minas
41
Turmalina
Lago De Irapé
42
Uberlândia
Triangulo Mineiro
43
Varginha
Vale Verde e Quedas D'Água
44
Virgolândia
Trilhas do Rio Doce


Fonte: SETUR/MG

Responsável pelo ICMS Turístico na SETUR/MG – Gláucia Oliveira Borba
(31) 3915-9468 / 9471
glaucia.oliveira@turismo.mg.gov.br